Vlog! Paris {Dias 02 e 03} e um pouco da intrigante história da coleção de Jean Walter-Paul Guillaume

18 out

Oi, gente!

Este é o Vlog dos dias 2 e 3 em Paris, com visita ao Musée de l’Orangerie e ao Musée d’Orsay e mais!

Venham passear comigo!

Como mencionei no vídeo, na visita ao Musée de l’Orangerie,  por trás da bilionária e maravilhosa coleção de Jean Walter e Paul Guillaume – que inclui obras de Cézanne, Picasso, Renoir, Matisse e Modigliani e faz parte do acervo do museu – há histórias incríveis, boatos e escândalos que abalaram a França em 1959, com acusações sensacionalistas de chantagem, falsificação e até suspeita de assassinato! 

Trata-se de uma das melhores coleções de pinturas europeias, composta por 146 obras, desde 1860 até 1930. As obras foram coletadas, em sua maior parte, por Paul Guillaume, que era um colecionador francês jovem e apaixonado. Ele também era um grande negociador de obras de arte. De 1914 até sua morte em 1934, ele acumulou um impressionante acervo com centenas de pinturas, do Impressionismo à Arte Moderna e ainda algumas peças de arte africana.

pg_miromesnil_1914_0 (1)

Quando Paul Guillaume morreu repentinamente, no auge de sua carreira, aos 42 anos, rico e famoso em toda a Europa e na América, ele estava planejando doar a sua coleção ao Estado francês para criar o “primeiro museu francês da arte contemporânea”.

A viúva Domenica casou-se novamente com o arquiteto Jean Walter e os dois acabaram transformando, reduzindo e, ao mesmo tempo, fazendo novas aquisições para a coleção original. O gosto de Domenica pela arte era muito menos ousado do que o de Paul, tendo modificado significativamente o acervo. Livrou-se de mais de duzentas obras, principalmente retratos de Modigliani, todas as pinturas de De Chirico, algumas obras de Matisse e todos os trabalhos cubistas de Picasso! Ela também vendeu todas as peças de arte africana.

modigliani_oeuvrewg_paul_guillaume_novo_pilota_rf196044{Amedeo Modigliani – Paul Guillaume, Novo Pilota 1915 Paris, Musée de l’Orangerie}

Não se sabe se Jean Walter tinha alguma influência sobre as compras para a coleção. Domenica se mudou para um apartamento ao lado do Elysée Palace, onde ela pendurou pinturas de Renoir e Cézanne, seus artistas favoritos, trabalhos que ela mesma tinha comprado, além de obras de Gauguin, Monet e Sisley.

A coleção Paul Guillaume, caracterizada por escolhas visionárias e modernas de Matisse e Picasso, tinha se transformado para trabalhos mais clássicos e tradicionais do Impressionismo.

Dentre os boatos, especula-se que Domenica foi acusada do assassinato de Paul Guillaume, que morreu cedo e em situação bastante suspeita e misteriosa. Alguns falam que ela foi inocentada de todas as acusações em troca de dar o tesouro de obras-primas para o Estado francês depois de sua morte! Será verdade?

Domenica exigiu que a coleção levasse o nome de seus dois maridos quando o Estado francês adquiriu no final da década de 1950. Foi nesta época que as obras foram destinadas ao Musée de l’Orangerie. Mas apenas  em 1977 o Estado francês adquiriu a coleção completa, exposta permanente a partir de 1984.

Atualmente a coleção compreende 25 obras de Renoir, 15 de Cézanne, 1 de Gauguin, 1 de Monet e  1 de Sisley, todos do período Impressionista.

Do século 20, o museu possui 12 obras de Picasso, 10 de Matisse, 5 Modiglianis, 5 de Marie Laurencin, 9 de Douanier Rousseau, 29 de Derain, 10 de Utrillo, 22 de  Soutine e 1 trabalho de Van Dongen.

Fonte: Musée de l’Orangerie, Wikipedia e Revista Vanity Fair

Muito obrigada por ler e assistir!

beijinhos,

Karla

♥♥♥

Anúncios

2 Respostas to “Vlog! Paris {Dias 02 e 03} e um pouco da intrigante história da coleção de Jean Walter-Paul Guillaume”

  1. Luiz Paulo Monteiro 9 de novembro de 2015 às 11:42 am #

    Que aula!! Muito bacana conhecer a história, ainda mais sobre arte e estilo de vida. Melhor ainda que é na Europa, melhor, em Paris??? Sensacional!

    Curtido por 1 pessoa

    • Karla Keunecke 10 de novembro de 2015 às 11:05 am #

      Que bom que gostou, amor! Super interessante esta história, né? beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: