Vinho rosé, minha paixão (atualizado)

11 jan

Eu adoro vinhos, desde os tintos, os brancos e os rosés. Para o verão, calor e ainda para os dias mais amenos, os rosés são uma delícia e atualmente é só o que tenho tomado. Amo de paixão! Não sou uma entendedora de vinhos, mas vou compartilhar os que gosto de tomar aqui em casa. De tardezinha, no almoço do fim de semana, na praia, no jantar, a qualquer hora e em qualquer lugar,  um bom vinho rosé cai sempre bem, né?  Aqui em Porto Alegre costumo comprar ou no Armazém dos Importados ou na Terrunyo (ex Expand). Ambos entregam em casa, o que é super prático. Ontem conheci outra casa de vinhos muito boa aqui em POA, chama-se Sommelier. 

Meus favoritos são os da Provence, como não poderia deixar de ser! 🙂

vinhos-rose-provence1

vinhos-rose-provence2

Então vamos ao que te interessa!! O meu preferido é o Domaines Ott Chateau Romassan (que em Porto Alegre tem pra vender na Terrunyo. Uvas: Mourvèdre, Cinsault, Grenache. Região: Bandol, Provence. O melhor rosé que já tomei, divino, suave, cor linda, elegante, the best! E a garrafa gordinha?? Lindaaa de morrer!

vinhos-rose1

vinhos-rose-insta1

(Atualizado) Na viagem que fiz a Paris em 2014, pude experimentar o Domain Ott Chateu de Selle (ainda mais suave que o Romassan) e o Minuty, também da região da Provence. Divino! Tão bom quanto o Domaines Ott, na minha opinião. Não adianta, sem dúvida são meus preferidos . Os vinhos desta região da França têm uma cor rosa clarinho, suave, puxando para o salmão, muito elegante.

Captura de Tela 2015-01-11 às 15.56.52 Captura de Tela 2015-01-11 às 15.56.36

Captura de Tela 2015-01-11 às 15.15.26

O Miraval, cujo Chateau atualmente é a casa de verão Brad Pritt e Angelina Jolie, e parceria do casal com a  Família Perrin (uma das principais famílias produtoras de vinhos na França), produz vinhos 100% orgânicos, sem uso de herbicidas, pesticidas ou produtos químicos que possam afetar a evolução da fruta e do vinho. Bacana, né? E uma delícia!! Vale a pena experimentar.

Região: AOC Côtes de Provence ( antiga Vila de Correns, a primeira aldeira orgânica na França ). Uvas: Cinsault, Grenache, Syrah e Rolle

Captura de Tela 2015-01-11 às 16.04.43

Outro provençal que eu gosto, bem mais em conta que o Domaines Ott, é o Domaine Sorin Côtes de Provence AOC Rosé Terra Amata. É super suave, agradável, tem uma cor linda salmão.  É meu segundo preferido (compro no Armazém dos Importados). Região: Provence, Bassin du Beausset. Uvas: Grenache, Cinsault, Mourvèdre, Syrah / Shiraz,Carignan.

vinhos-rose4

(Atualizado). Hoje experimentei o Domaine La Chautarde e adorei! Muito parecido com com o Domaine Sorin e inclusive na mesma faixa de preço. Recomendo!! Daquela cor clarinha e aroma suave, de muita classe.

Região: Provence. Uvas: Garnacha/Grenache

Captura de Tela 2015-01-11 às 15.05.33

Depois, tem outro francês, super custo benefício, que é o Claude Val Rosé da Região: Provence,  Languedoc – Roussillon. Uvas: Grenache, Cinsault, Syrah/Shiraz. Não se compara aos outros, mas é bem gostoso. A cor é um pouco mais avermelhada, um vinho despretensioso.

vinhos-rose3

Também tem um italiano que eu gosto, não tão suave, mas bem marcante, que é o Fattoria di Basciano Rosato di Toscana IGT. Este é da Itália, Toscana, da Região de Chianti Rufina. Uva:  Sangiovese. Super gostoso para um almoço ao ar livre, tom mais cereja! :). O rótulo é lindo, com essa rosa estampada, né? Bom custo benefício, eu gosto.

vinhos-rose2

Meu sonho conhecer a Toscana!! Que lugar romântico!!

vinhos-rose-toscana2

vinhos-rose-toscana1

Então, estas são as minhas dicas, mas repito, não sou uma conhecedora de vinhos (nem de longe), estes são os que tenho tomado e gostado, quero experimentar muitos outros, se alguém tiver mais dicas, por favor, me conte nos comentários, tá? 😉

vinhos-rose-insta3

vinhos-rose-insta2

Imagens: @karlakeunecke e divulgação.

19 Respostas to “Vinho rosé, minha paixão (atualizado)”

  1. Desirré Galiardi Oliveira 23 de fevereiro de 2013 às 10:44 am #

    kaka ,amei as dicas eu também sonho com a toscana.Bjs Desirrre

    Curtir

    • Karla Keunecke 23 de fevereiro de 2013 às 12:52 pm #

      Que bom que gostou, Desirré!! Ai, nem me fala…. um dia quero conhecer esta região da Itália!! beijos

      Curtir

  2. Gabriella 23 de fevereiro de 2013 às 5:48 pm #

    Karla,
    Uma perguntinha.
    O vinho Rosé, se toma gelado? Desculpa a pergunta tola, mas fiquei na duvida, pq vinho branco tomo gelado.
    Bjss

    Curtir

    • Karla Keunecke 24 de fevereiro de 2013 às 1:35 am #

      Oi querida Gabriella!! Imagina, nade de tola a pergunta!! Toma-se, sim, bem gelado!! Gosto super geladinho!!! Como o branco!! Pra mim, quanto mais gelado, melhor! 🙂

      beijos!!

      Curtir

  3. Ludmila 24 de fevereiro de 2013 às 1:27 am #

    Amiga amei as dicas…todas anotadas..ja vou pro site da wine.com.br procurar se tem! Bjs

    Curtir

  4. Aline Copetti 24 de fevereiro de 2013 às 2:14 am #

    Amiga, já falei que adoro as tuas dicas? Já né, kkk! Adoro mesmo!

    Aqui em casa não bebemos nadinha que seja alcoólico, por puro hábito mesmo, nem mesmo as visitas (meu pai e meu cunhado adoram vinho e cerveja), pois acabam entrando no nosso ritmo!

    A gente já nem marca passeios em vinícolas porque achamos desperdício visitar um lugar que não vamos aproveitar adequadamente, imagina! A não ser pelos queijos, aí as coisas mudam de figura!!!

    Mas eu sempre passo nos corredores de Vinhos e Espumantes do Zaffari e ficou louca pra experimentar algum! Ficou doida pra entender um pouco mais sobre vinhos e até a fazer algum curso, fazer enoturismo, sei lá!!!

    O fato é que anotei tuas dicas, pra variar, vai que me animo na próxima ida ao Zaffari ou a alguma das lojas que tu citou! Já sei que brancos combinam com peixes e rosés com massas! Vou até pensar em um jantarzinho romântico pra essa “iniciação”, kkk!!!

    Ontem lemos juntos aqui em casa um artigo que recomenda os vinhos rosés como forma de prevenção de doenças, uma ótima desculpa pra começar a experimentar! ♥

    Pode postar mais dicas, tá! Ficamos bem felizes!!!

    Beijinhos mil, bom finde!!!

    Curtir

    • Karla Keunecke 25 de fevereiro de 2013 às 10:01 pm #

      Oi, amiga!!! Que bom que gostou das dicas!! Nem me fala em enoturismo, sou louca pra fazer!!! Quero ver se este ano, eu vou pra Serra fazer isso. E sou louca pra afzer um curso, tb, pois não entendo nada, mas adoro um vinho!! Os rosé, desde que de boa qualidade, são uma delícia, bem levinhos…

      Se experimentar, me conta!

      Um beijo

      Curtir

  5. Werner Schumacher 24 de fevereiro de 2013 às 12:06 pm #

    Parabéns pelo post, muito positivo para o vinho rosé, que é um vinho muito difícil de elaborar, ao contrário do que dizem, que não é pra apreciadores. Pena não ter nenhum exemplar brasileiro, que também são muito bons. Aliás, numa degustação meio maluca feita em SP, o Villa Francioni de São Joaquim foi o melhor colocado.

    Curtir

  6. madeinipanema 31 de março de 2013 às 4:21 pm #

    Adorei as dicas e as fotos também estão lindas!
    Por coincidência fiz um post sobre a Toscana hoje (um hotel que fiquei hospedada em San Gimignano). Lá é realmente lindo, você tem que conhecer!
    Dá uma olhada no blog! Bjos!

    Curtir

  7. Dani 4 de abril de 2013 às 10:22 am #

    Oi, Karla! A mesa da última foto foi você que montou?? Impecável!!!! De onde é os porta-guardanapos? Lindos! Beijos….

    Curtir

    • Karla Keunecke 7 de abril de 2013 às 11:12 pm #

      Oi, Dani!! Obrigada!! Fui eu, sim!! 🙂 Comprei os porta guardanapos na loja Giovani Regalli em Gramado. Aqui em POA já vi pra vender na Segredos da Casa. beijos

      Curtir

  8. Dani 15 de abril de 2013 às 12:07 pm #

    Karla! Não conhecia a loja Segredos de Casa, procurei ela no Facebook e estou encantada! Muita coisa linda e delicada. Vou lá conhecer. Mais uma super dica que descobri por aqui. Obrigada!!! Um beijão

    Curtir

  9. Adilson 20 de julho de 2013 às 8:23 pm #

    Gostei muito das dicas. Eu não entendo mais sou um apreciador dos tintos e roses.
    Muito boas dicas. Vou virar freqüentador assíduo.
    Abraço.

    Curtir

  10. Anna Scarcelli 15 de abril de 2015 às 8:23 pm #

    Oi Karla!

    Gostaria de saber onde encontro para comprar o Miravel Rosé aqui em Porto Alegre!
    Você sabe me informar?

    Anna.

    Curtir

    • Karla Keunecke 15 de abril de 2015 às 9:23 pm #

      Oi, Anna! Tudo bem? Comprei na Terrunyo, na Dinarte Ribeiro, no Moinhos.

      bejos

      Curtir

  11. Carol 21 de julho de 2015 às 11:34 am #

    Oi Karla! Eu gosto do Joaquim Rosé seco, é de São Joaquim-SC. Desta cidade também vem o famoso Villa Francioni, melhor que o primeiro e numa garrafa quadrada muito linda. A vinícola relata que a Madonna tomou e amou, mandou levar caixas!!!

    Curtido por 1 pessoa

  12. carlos 26 de dezembro de 2015 às 7:25 pm #

    Oi Karla. Estava pesquisando sobre o rosé Domaine Otts Chateau Romassan e, por acaso, entrei no seu blog. Gostei. Aliás foi o único onde encontrei referências e comentário sobre esse rosé. Pena que você seja do sul do país e eu vivo em Brasília. Assim não posso me valer e suas dicas onde comprar os vinhos que você recomenda. Pelo menos quando eu quiser uma referência sobre vinhos terei a quem recorrer. Grato. Carlos

    Curtido por 1 pessoa

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fim de semana {Casamento + Oscar} | Coisas que eu gosto - 25 de fevereiro de 2013

    […] meu foi ótimo, sexta jantamos em casa, curtimos um bom vinho rosé (vejam sugestões aqui), comemos sorrentino de queijos com molho Pomodoro e Besciamella do Pastifício Italiano e […]

    Curtir

Deixe um comentário