O retrato de Dorian Gray

4 fev

Terminei de ler  no fim da semana passado O Retrato de Dorian Gray, do escritor irlandês Oscar Wilde, lançado em  1890. O romance – um clássico da literatura moderna ocidental – é  muito interessante, faz a gente pensar, mas achei algumas passagens um pouco cansativas. De qualquer forma, tinha muita curiosidade em ler este livro e acho que valeu a pena. Para conhecer a sinopse, clique aqui.

O livro é intrigante e foi super polêmico na época, apontando uma sociedade extremamente fútil, hedonista, que buscava acima de tudo a beleza, a vaidade, a estética, a arte e o prazer. Tem partes e diálogos tão cínicos, que eu ria sozinha e não acreditava no que estava lendo, de tão superficial a vida que os personagens levavam. Mostra uma juventude intelectual decadente e egoísta, de uma forma bem sarcástica e debochada. Também insinua relação homossexual entre os personagens (mas nada é dito explicitamente).

Gostei do livro, mas não é o tipo de história que me agrada… Mas gostei de conhecer, acho que a gente sempre enriquece, né?

“Não existe livro moral ou amoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo.”

Oscar Wilde

Depois de ler, resolvi assistir ao filme e não gostei (na verdade odiei!). Modificou muito o livro!! Acho que não conseguiram traduzir para o cinema, de forma nenhuma. Não recomendo o filme. Para quem quiser saber sobre a trama, leia o livro, pois o filme não mostra nada da essência da obra do escritor.

o-retrato-dorian-gray1

“Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho… Se fosse o contrário! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!… Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!” . Palavras do personagem Dorian Gray.

2 Respostas to “O retrato de Dorian Gray”

  1. Karen Wilke 5 de fevereiro de 2013 às 9:24 am #

    Li o livro a muitos anos e no ano passado soube do filme ao acaso e resolvi assistir. Horrível mesmo!

    Beijo

    Curtir

    • Karla Keunecke 5 de fevereiro de 2013 às 10:28 am #

      hahahaha, péssimo o filme, né?? E ainda modificaram horrores a história!! Achei lamentável!!! O livro eu gostei!

      beijos

      Curtir

Deixe um comentário

