Amor {Amour}

27 jan

Assisti ontem ao comentado filme Amor (Amour), uma coprodução entre companhias da ÁustriaFrança, e Alemanha, vencedor da Palma de Ouro 2012,  Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro 2013 e que está concorrendo ainda ao Oscar 2013 em 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Diretor, Atriz e Roteiro Original.

amour-filme

Bem, o que dizer deste fime, dirigido por Michael Haneke (A Fita Branca)? O longa é pesadíssimo, mas a história é bonita e muito, muito, muito triste. Se você quer assistir uma história de amor Hollywoodiana ou se pensa que o filme é um clichê que mostra as lembranças de um casal de idosos românticos, revivendo os doces momentos da vida a dois, não vá ao cinema. Esta história é sobre a vida real mesmo, a dura realidade deste casal de aposentados Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), com mais de 80 anos de idade, professores de música, cultos, independentes, companheiros, que têm sua vida ativa e normal até que a personagem Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O enredo se desenvolve a partir deste fato. Mostra o amor na adversidade, assim como a solidão, a doença, a entrega, a dedicação, o sofrimento, o isolamento, o medo… 

Enfim, um filme que é um verdadeiro “soco no estômago”. Se eu gostei? Gostei, mas estava preparada para o que me esperava e, desde que vi o Pedro Andrade comentando o longa no Manhattan Connection, estava curiosa pra assistir. Segundo ele, “Apesar de ser um dos filmes mais pesados que já vi na minha vida, é um espetáculo! Haneke é mestre com esse tipo de filme.” Ainda no programa, Lucas Mendes, define muito bem, dizendo que é uma história devastadora sobre “o fim da vida e sobre o amor sem fim”. Para ver o programa, clique aqui.

O trabalho da Emanuelle Riva é brilhante, espetacular, nunca vi uma atuação tão bem feita na minha vida. Estou torcendo que ela ganhe o Oscar de melhor atriz!

O drama, além de denso, tem sequências longas e angustiantes. Não é o tipo de filme que eu recomendo (a gente sai mal – mesmo – do cinema), mas valeu a pena ter assistido…

Alguém já viu? Conta pra mim o que achou? Quero muito saber outras opiniões!

4 Respostas to “Amor {Amour}”

  1. Isabel Coutinho 28 de janeiro de 2013 às 10:29 pm #

    Acho que nao conseguiria assistir…uma pessoas muito querida da minha familia sofreu um derrame desta forma e foram dez anos de muito sofrimento…mas acho interessante um filme que nos chame para vida real, e mostre ate onde a parceria que e o casamento precisa e vai, quando se tem amor e companheirismo!

    Curtir

    • Karla Keunecke 29 de janeiro de 2013 às 8:28 pm #

      Isa, realmente este filme é bem complicado de se ver…. até hoje lembro das cenas… é muito pesado!!
      O que vale é a lição do verdadeiro amor, na doença…

      beijo

      Curtir

      • Toni Gouveia 24 de fevereiro de 2013 às 1:05 am #

        Realmente, filme muito pesado, mas, imperdível. O diretor Haneke bate firme no espectador. Explora o amor na sua essência, quando mata-se para aliviar a dor da companheira, tudo por amor. Torcendo para a Emmanuele Riva levar o Oscar, hoje.

        Curtir

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fim de semana {Casamento + Oscar} | Coisas que eu gosto - 25 de fevereiro de 2013

    […] e vendo TV. À noite, assistimos o Oscar! Vocês viram? Gostaram dos resultados?  Eu gostei que Amor ganhou o melhor filme estrangeiro, mas fiquei triste que a Emmanuelle Riva não ganhou melhor […]

    Curtir

Deixe um comentário

