Como começar a correr {boa meta para 2013!}

18 dez

Em julho deste ano tomei uma decisão: deixar de lado o sedentarismo e começar a praticar exercícios físicos. Nunca fui uma verdadeira fã de ginástica nem de musculação, mas queria muito começar a praticar algum tipo de exercício que me desse satisfação (e fizesse bem para a minha saúde). Eu sempre me matriculava em academias, mas depois de no máximo 3 meses, acabava desistindo… 😦 A coisa que eu mais gostava de fazer era caminhar, mas a atividade não me dava aquela sensação de missão cumprida, de cansaço.

Um belo dia eu resolvi tentar dar uma volta correndo (1Km) no parque próximo à minha casa e, para minha surpresa, eu consegui sem muito esforço! Na mesma semana, tentei novamente e, desta vez, foram 2 Km!  Foi então que comecei a pesquisar sobre o assunto para ver como poderia organizar e praticar a corrida sem colocar em risco a minha saúde. Pesquisei na Internet e encontrei algumas planilhas online que me foram super úteis no início (recomendo!). E assim comecei: correndo 1 minuto, caminhando 3, depois 2, e assim por diante, até inverter os tempos e correr mais do que caminhar.  Para não correr o risco de desistir, me inscrevi numa prova de 5K para dali a 5 semanas (#alocka!)! Resolvi, então, treinar sério e me matricular num grupo de corridas: O Clube da Endorfina. Eu treinava 4 vezes por semana, sem perder um treino sequer (segundas, quartas, sextas e sábados)! Mesmo com frio e chuva eu ia treinar! Quando não ia correr no parque, encarava uma esteira, mas não queria desistir, de jeito nenhum.

Em um mês eu consegui completar minha primeira prova de 5k! (Circuito de Corridas Caixa) e ainda com um tempo ótimo para principiante (segundo o meu professor). Aí, no mês seguinte, a de 8K (Circuito WRun Porto Alegre) e então não parei mais. Meu sonho é um dia correr uma meia maratona, quem sabe eu chego lá, não é?

corrida-caixa3

corrida-caixa4

corrida-caixa5

corrida-caixa1

corrida-caixa2

O que quero compartilhar com vocês é a conclusão que cheguei de qualquer um (bastando querer e estar com boa saúde) pode estar apto para praticar corrida de rua. Eu não gostava de correr (acreditem, eu odiava!!), inclusive lembro bem das minhas aulas de educação física na faculdade que eu literalmente fugia das corrridas!

Para quem quer começar, aí vão algumas dicas:

1. Consulte o seu médico (clínico geral ou cardiologista) para saber se está tudo bem com a sua saúde antes de começar.

2. Compre um bom par de tênis com sola com gel (comprei o Asics Gel Nimbus 13 e adoro! Agora já está na versão 14). O modelo pode ainda variar com o tipo de pisada de cada um.

3. Use frequencímetro que marca a sua frequência cardíaca e ainda a distância percorrida (se tiver GPS). Uso o Garmin e adoro!! O modelo do meu é o 610 Forerunner.

corrida1

corrida3

4. Procure não faltar os treinos, correndo 2 a 3 vezes por semana. Importante: Minha dermatologista (Dra. Glades Thomasi)  recomenda no máximo 3 vezes por semana, para evitar flacidez!)

5. Não corra dois dias seguidos (salvo instruções diferentes do seu instrutor). É preciso respeitar o período de recuperação muscular, isto é tão importante quanto treinar.

6. Faça reforço muscular nos dias em que não for correr. Uma boa pedida é treinamento funcional. Gosto de fazer no Estúdio Pretto.

treino-funcional1

6. Beba água sempre durante os treinos (pelo menos uns goles a cada 15 ou 20 minutos e não apenas no final). A hidratação é fundamental para a performance.

corrida2

6. Respeite os seus limites, não desista e tenha sempre em mente: “Não importa se você correu muito ou pouco, você já superou quem ficou em casa!” ;)

corrida4

E aí, meninas, se animaram? Espero que sim!! E desejo que este post seja um incentivo para vocês começarem a correr! Em breve vou fazer mais um post contando sobre os aplicativos de corrida que uso e adoro! Se tiverem dúvidas, é só perguntar, terei o maior prazer em responder no que eu puder ajudar!!

Última imagem: revista W Run

17 Respostas to “Como começar a correr {boa meta para 2013!}”

  1. Heide Gauche 18 de dezembro de 2012 às 10:54 am #

    Oi Kaká! Posso falar? Estou adorando esse teu blog pessoal. Ainda leio o Casamenteiras, mas o “Coisas que eu gosto” me lembra o “My Notebook”, que eu adorava! Parabéns pela nova iniciativa!
    E quanto a correr, eu também comecei esse ano. Já corri algumas corridas de 10 km, e meu objetivo é chegar aos 21 km, na Meia do Rio do ano que vem. Vai ser puxado, mas acho que chego lá! Pra mim, a corrida tem sido um ótimo aliado pra saúde. Fico esperando chegar sábado pra eu correr no parque, aqui de Brasilia…. durante a semana procuro correr perto de casa. Mas correr no parque, no sábado de manhã, depois tomar uma água de coco e ficar curtindo o clima de “dever cumprido” não tem preço. Eu adoro!
    Adorei o post! Quem sabe nos encontramos ano que vem no Rio?

    Curtir

    • isasady 18 de dezembro de 2012 às 11:22 am #

      Karla,
      Eu também não gosto de academia, musculação essas coisas. Adoro yôga e adoraria correr…mas tenho receio pois sempre tive problema nos joelhos.
      Quem sabe este ano eu consiga me organizar e pegar o ritmo né…não sem antes procurar um médico…
      beijão e Parabéns !

      Curtir

      • Karla Keunecke 19 de dezembro de 2012 às 12:32 am #

        Isa, se vc tem problemas no joelho, melhor consultar um médico antes de mais nada! Depois me conta!! Mas acho que é possível, sim!! bjo

        Curtir

    • Karla Keunecke 18 de dezembro de 2012 às 6:19 pm #

      Obrigada, querida Heide!! Tb sentia saudades do My Notebook!! 🙂 Que legal que começou a correr tb!!! Ainda não corri 10 k! É a minha próxima meta! E quem sabe não nos encontramos na meia do Rio ano que vem, né?? Meu sonhoooo!!!

      Tb amo tomar uma água de coco depois da corrida! É indescritível a sensação de ver cumprido, né??

      beijão!

      Curtir

  2. Simone Pereira 18 de dezembro de 2012 às 1:28 pm #

    kaká, teu blog está ótimo. Adorava o My notebook e tenho certeza que o coisasqueeugosto.com será muito melhor! Continuarei lendo o Casamenteiras, mas acho que ele não será mais o mesmo sem você!
    E por favor, continue com as receitinhas!!!! Muitas coisas gostosas eu ainda preparo inspirada inspirada no antigo blog (carne com vinho, batatas com ervas de provence, salsa mexicana…)
    Super beijo e sucesso!

    Curtir

    • Karla Keunecke 18 de dezembro de 2012 às 6:20 pm #

      Obrigada, querida Simone!! Fico muito feliz de saber que vc gostava do meu primeiro blog!! Ahhh, que fofa!! e ainda lembra das receitas!! Vou pensar com carinho, tá?

      beijão!!!

      Curtir

  3. Mariana 18 de dezembro de 2012 às 2:20 pm #

    Adorei o seu novo blog, parabéns!
    O meu problema com a corrida é q sinto muita dor na parte da frente da canela, já mudei o tenis, ja comprei palmilha, mas é dificil. Pesquisei e vi que no começo é comum essas dores, voce sentiu isso?
    No mais, parabéns!

    Curtir

    • Karla Keunecke 18 de dezembro de 2012 às 6:22 pm #

      Oi, Mariana!! Obrigada!!

      No começo sentia dores, sim!! No tendão de aquilies e na sola do pé! É normal, mas tem que cuidar pra não fazer falseíte plantar, bem comum pra iniciantes e bem chatinha de curar! Fica de olho nisso, tá?? Bons treinos!! 🙂

      bjs

      Curtir

  4. Ludmila 18 de dezembro de 2012 às 4:57 pm #

    Nossa se animei!!! Estava precisando desse chacoalhão!! E vindo de você ..i’m all inn em 2013!!!!

    Curtir

    • Karla Keunecke 18 de dezembro de 2012 às 6:23 pm #

      Isso aí, Ludy!!! Vamos com tudo em 2013!! Uhuuuu!

      beijos

      Curtir

  5. Ckappeler 20 de dezembro de 2012 às 12:34 am #

    Quero muito tentar. Vou colocar como meta pra 2013! Parabens pra voce! Nao acredito que sem ginastica nenhuma conseguia manter esse corpao 🙂

    Curtir

    • Karla Keunecke 20 de dezembro de 2012 às 9:37 am #

      Isso, aí, CKappeler!! Ótima meta pra 2013, dou a maior força!! e ahahahah, obrigada pelos elogios, imagina!! 😉 Um beijo, querida!!

      Curtir

  6. jana Oliveira 20 de dezembro de 2012 às 8:04 pm #

    O post que eu tinha te pedido rsrsrrs olha a pretensão rsrsrsrs amei querida …. estou no vigilantes do peso darling …. vivendo um dia de cada vez mas quero começar a correr sim …com meu doguinho lindo…bjs Jana

    Curtir

    • Karla Keunecke 20 de dezembro de 2012 às 8:30 pm #

      Fiz este post pra vc, Jana (e pra minha amiga Ju)!!! Verdade!!! 🙂 Lembro que vc tinha me pedido e eu prometido! Que legal que está no Vigilantes!! Depois me conta como está sendo a experiência! E boa sorte, tá?? Quando começar a correr com seu dog me conta também!

      beijão!!

      Curtir

  7. Mi Vargas 25 de janeiro de 2013 às 11:04 pm #

    Oi Kaká, vendo seu blog agora à noite e seus posts antigos, pensei direto no que postei hoje no Crème 🙂
    Eu tô voltando a praticas exercícios físicos e com a mesma sensação que você tinha quando começou corrida. Fazendo três vezes por semana e naquela esqueminha de corre 1min e caminha 3min, e assim vai (se eu corro demais minha cabeça quase estoura)! Já senti bastante diferença desde quando comecei! Super me estimulou ver você contando a sua experiência, agora que vou me empolgar mesmo!

    Adorei!

    Beijo grande!

    Curtir

    • Karla Keunecke 28 de janeiro de 2013 às 6:28 pm #

      Que bom, Mi!!!! Fico super contente de saber que vc se empolgou!!!! Vamos lá!!! Um beijo grande

      Curtir

Trackbacks/Pingbacks

  1. Coisas que eu gostei em 2012 {retrospectiva} « Coisas que eu gosto - 21 de dezembro de 2012

    […] Comecei a praticar corrida de rua e estou […]

    Curtir

Deixe um comentário

